domingo, 9 de abril de 2017

A Feira de Páscoa da José Garcês... mais um sucesso

Olá Caros Leitores:

Chegou a Páscoa, e com ela chegaram as diversas iniciativas relativas a esta efeméride.

Curiosamente, a Páscoa começou como um evento Judeu, que em aramaico teria a sonoridade de "Pesach ou Pesaḥ", para comemorar o episódio presente no livro Êxodo da Torah (também incluído no Velho Testamento da Bíblia Cristã). Neste evento, os Judeus teriam saído da escravização pelo Império Egípcio, após acontecimentos sobrenaturais nos quais o Deus Judeu, teria enviado 10 pragas contra 10 deuses Egípcios, derrotando-os e assim mostrando o seu poder.

Mais tarde, um Judeu de seu nome Jesus Cristo ou Yeshua ben Yossef (na versão hebraica), foi morto pelo Império Romano (força dominante na província chamada Judeia), durante as comemorações da Páscoa e por indicação dos próprios lideres espirituais Judeus, por Este se dizer o "Mashiah" (o Messias). Segundo a Bíblia Cristã, Jesus Cristo RESSUSCITOU ao 3.º dia e assim se passou a comemorar também este evento durante a Páscoa.
Por outro lado, para os Ingleses o termo é "Easter", que acredita-se ser comemorativo da adoração a uma Deusa Pagã do "amanhecer" de nome Ēastre ou Ēostre, em Alemão "Ostern".

"E DEPOIS, VEIO O COELHINHO..." e começaram a dar-se prendas nas épocas festivas, um hábito muito à semelhança chegada do Pai Natal que é o que nos faz largar estas temáticas e traz de volta ao evento que se passou na José Garcês.


A escola EB1/JI José Garcês, organizou a sua própria Feira da Páscoa. Com diversos trabalhos produzidos pelas diversas turmas da escola. Fez-se o convite à comunidade para nos visitar e ver tudo o que foi sendo feito sob a temática da Páscoa e quem sabe levar uma lembrancita para casa.






Sem comentários:

Enviar um comentário